sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROJETO: VIVENDO VALORES - " Baú da Atitude"

                                                 
                                     O apelo por valores está ecoando a medida em que educadores, pais e até mesmo a criança, estão cada vez mais preocupados e afetados pela violência, e demais problemas sociais. Apelo este que chama a nossa atenção para  a necessidade de que o tema seja constantemente abordado.

                                                  A familia é um sistema social dotado de vínculos afetivos de significativa importância na formação da subjetividade, da individualidade e da socialização, por isso tem lugar de  destaque  no processo de formação do indivíduo.                                                                              
                                       
         O "Baú de Atitudes foi uma atividade desenvolvida pela Educadora Rose, com as (60)crianças do CCA (Centro da Criança e do Adolescente).
   O objetivo desta atividade entre outros, é a de trabalhar a identidade do educando, resgatar a valorização do ser humano e a importância das virtudes de amor e respeito entre as pessoas, refletir sobre a importancia da familia na sua formação.
     Outra atividade desenvolvida pela Educadora Rose foi a "UTOPIA", com a finalidade de incentivar a leitura e a linguagem oral, desenvolver a criatividade artística através da pintura, desenvolver a percerpção auditiva e a interpretação e lustração das letras das músicas:  "O caderno" (Toquinho), "Utopia"(Padre Zezinho) e "conquistando o impossível" (Jamile).  As crianças funcionam melhor em um ambiente com respeito, paciencia e regras claras em relação à culpa, vergonha e raiva. Não bastam que as crianças ouçam falar de valores, para aprender , elas devem pensar, experimentar e incorporar esse valores, tornando-se capazes de tomar decisões socialmente consciente.
       

Um comentário:

  1. Amei esta atividade, vai nos ajudar no nosso projeto sobre a importância do respeito no ambiente escolar.

    ResponderExcluir